FILEMOM – A virtude de quem
perdoa - Fm. 1.1-7
Visão Geral da Carta:
v.1-3 - Esta é uma carta
pessoal de Paulo e começa com uma saudação de Paulo e Timóteo a Filemom, Áfia,
a Arquipo, e a igreja "em sua casa".
v.4-7 - Segue com uma oração de agradecimento, salientando a fé e o
amor do destinatário.
v.8-10 - Com base no
amor Paulo apela a Filemom em favor de Onésimo, a quem ele chama de "meu
filho", acrescentando "que se tornou meu filho enquanto eu estava em
cadeias", preso em Roma.
v.11 - Faz um
trocadilho com o significado do nome Onésimo (= "útil, rentável")
Paulo diz que esse homem tinha sido inútil a Filemom, mas que agora lhe vai ser
rentável.
v.12-16 - Paulo o envia
de volta, mesmo preferindo que Onésimo ficasse. Agora, ele é mais do que um
escravo: ele é "um querido irmão".
v.17-22 - Paulo pede
que Onésimo seja acolhido e acrescenta
que, se Onésimo em alguma coisa prejudicou a Filemom, ele, Paulo, vai pagá-lo.
Ele está confiante de que Filemon vai fazer mais do que ele pediu. Ele pede ainda que um quarto seja
preparado para ele, pois ele espera ir
visitá-los em breve,
v.23-25 - e
termina com saudações e a graça.
O tema central que percorre toda a carta é o PERDÃO.
Apesar
da palavra perdão não aparecer uma única vez na epístola, temos um ensino
precioso sobre esse importante tema.
Saudação - v.1-3 – Paulo escreveu outras cartas
pessoais, uma a Tito e outras duas a Timóteo, porém, a estes Paulo escreve
instruções mais detalhadas para o melhor pastoreio das igrejas de Éfeso, por
Timóteo e Creta, por Tito.
·
Na saudação a Tito, Paulo se
intitula “servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo” e nas saudações a Timóteo:
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus,”
o
V.1 - Já aqui a Filemom: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus’.
§
Pelo menos duas razões para essas
diferenças:
·
1) quando escreve a Filemom,
Paulo estava preso em Roma.
o
Ele estava preso pelo amor à causa
da pregação do Evangelho – Ef. 3.1;4.1;
·
2) queria que Filemom atendesse o pedido que
iria fazer, não apelando para sua autoridade apostólica, mas pelo exemplo de
abnegado serviço ao Reino de Deus e o amor cristão que os unia. (v.9).
Paulo estava preso em Roma, mas
a sua alegria era estar verdadeiramente preso em Cristo Jesus. Fl 1.12-26
v.2 – Interessante ser uma carta pessoal de Paulo, que trata de um assunto que
envolve Filemom e seu escravo Onésimo, mas que é para ser lida para a esposa
(Áfia), Arquipo (filho) e para a igreja que se reúne na casa deles.
o
Possivelmente por ser um
assunto de conhecimento público, também porque Paulo esperava uma resposta
positiva e breve de Filemom, bem como serviria de testemunho e precioso ensino
para a igreja a respeito do perdão.
v.3 – Graça e Paz - A saudação comum de Paulo em
todas as suas cartas.
o
Graça - A maneira como a
salvação é oferecida ao pecador
o
Paz – O resultado dessa
Salvação é a Paz com Deus, por intermédio de Cristo Jesus.
v.4-7 – A gratidão e oração de Paulo pelo irmão e amigo Filemom
v.4 – Paulo, um homem de oração. 2Ts 1.3 – Dedicava tempo de oração intercedendo e dando graças por
aquele que Deus salvou por meio da sua vida e pregação do evangelho.
v.5 – O amor e a fé de Filemom – Paulo tinha conhecimento, pelo relacionamento e intimidade que
tinha com Filemom, do seu amor por Cristo Jesus. Esse amor e fé em Cristo
ficavam evidentes no relacionamento que Filemom tinha com cada um dos membros
da igreja de Cristo e por outro lado, o fato dele amar dessa forma os santos,
manifestava claramente a fé genuína que nutria “para com o Senhor Jesus”.
v.6 – Comunhão = participação mútua de todos
os aspectos da vida, o que os cristãos fazem por pertencerem uns aos outros,
como resultado da fé que tem em Cristo.
fé eficiente = poderosa – Paulo desejava que as atitudes
de Filemom fossem um mensagem viva e poderosa para a igreja a respeito da
importância do PERDÃO.
Conhecimento = este conhecimento se tornará
pleno na medida da experiência própria vivida com Cristo.
v.7 – A maior das virtudes: O Amor, o amor voluntário,
sacrificial, incondicional.
o
O nosso amor por Cristo e pela
igreja, alegra e conforta os crentes;
o
O nosso amor por Cristo e pela
igreja, reanimam o coração do cansado;
§
O termo reanimar aqui descreve
um exército em descanso depois da marcha.
Gl. 5.22 - Fruto do Espírito: AMOR, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Perdão sem amor pode ser uma desculpa
da boca para fora, ou seja, sem o compromisso de amar e relacionar-se com quem
lhe ofendeu.
Perdão sem amor pode ser uma
maneira de se “livrar” do problema
CONCLUSÃO: Portanto, a grande virtude de quem perdoa está no AMOR
- 1Co 13.4-8
Quem ama a Cristo, perdoa, porque entendeu o amor e o perdão de
Cristo para consigo mesmo.
Paulo, nesses primeiros versos,
preparou a mente e o coração de Filemom para ouvir o pedido que ele tinha para
lhe fazer.
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