terça-feira, 19 de abril de 2016

Estudo expositivo em FILEMOM - vs.1-7

FILEMOM – A virtude de quem perdoa - Fm. 1.1-7

Visão Geral da Carta:
v.1-3 - Esta é uma carta pessoal de Paulo e começa com uma saudação de Paulo e Timóteo a Filemom, Áfia, a Arquipo, e a igreja "em sua casa". 
v.4-7 - Segue com uma oração de agradecimento, salientando a fé e o amor do destinatário. 
v.8-10 - Com base no amor Paulo apela a Filemom em favor de Onésimo, a quem ele chama de "meu filho", acrescentando "que se tornou meu filho enquanto eu estava em cadeias", preso em Roma.
v.11 - Faz um trocadilho com o significado do nome Onésimo (= "útil, rentável") Paulo diz que esse homem tinha sido inútil a Filemom, mas que agora lhe vai ser rentável. 
v.12-16 - Paulo o envia de volta, mesmo preferindo que Onésimo ficasse. Agora, ele é mais do que um escravo: ele é "um querido irmão".
v.17-22 - Paulo pede que Onésimo seja  acolhido e acrescenta que, se Onésimo em alguma coisa prejudicou a Filemom, ele, Paulo, vai pagá-lo. Ele está confiante de que Filemon vai fazer mais do que ele pediu. Ele pede ainda que um quarto seja preparado para ele, pois ele espera ir visitá-los em breve,
v.23-25 - e termina com saudações e a graça.

O tema central que percorre toda a carta é o PERDÃO.

Apesar da palavra perdão não aparecer uma única vez na epístola, temos um ensino precioso sobre  esse importante tema.

Saudação - v.1-3 – Paulo escreveu outras cartas pessoais, uma a Tito e outras duas a Timóteo, porém, a estes Paulo escreve instruções mais detalhadas para o melhor pastoreio das igrejas de Éfeso, por Timóteo e Creta, por Tito.
·         Na saudação a Tito, Paulo se intitula “servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo” e nas saudações a Timóteo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus,”
o   V.1 - Já aqui a Filemom: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus’.
§  Pelo menos duas razões para essas diferenças:
·         1) quando escreve a Filemom, Paulo estava preso em Roma.
o   Ele estava preso pelo amor à causa da pregação do Evangelho – Ef. 3.1;4.1;
·    2) queria que Filemom atendesse o pedido que iria fazer, não apelando para sua autoridade apostólica, mas pelo exemplo de abnegado serviço ao Reino de Deus e o amor cristão que os unia. (v.9).
Paulo estava preso em Roma, mas a sua alegria era estar verdadeiramente preso em Cristo Jesus. Fl 1.12-26
v.2 – Interessante ser uma carta pessoal de Paulo, que trata de um assunto que envolve Filemom e seu escravo Onésimo, mas que é para ser lida para a esposa (Áfia), Arquipo (filho) e para a igreja que se reúne na casa deles.
o   Possivelmente por ser um assunto de conhecimento público, também porque Paulo esperava uma resposta positiva e breve de Filemom, bem como serviria de testemunho e precioso ensino para a igreja a respeito do perdão.
v.3 – Graça e Paz - A saudação comum de Paulo em todas as suas cartas.
o   Graça - A maneira como a salvação é oferecida ao pecador
o   Paz – O resultado dessa Salvação é a Paz com Deus, por intermédio de Cristo Jesus.

v.4-7 – A gratidão e oração de Paulo pelo irmão e amigo Filemom

v.4 – Paulo, um homem de oração. 2Ts 1.3 – Dedicava tempo de oração intercedendo e dando graças por aquele que Deus salvou por meio da sua vida e pregação do evangelho.
v.5 – O amor e a fé de Filemom – Paulo tinha conhecimento, pelo relacionamento e intimidade que tinha com Filemom, do seu amor por Cristo Jesus. Esse amor e fé em Cristo ficavam evidentes no relacionamento que Filemom tinha com cada um dos membros da igreja de Cristo e por outro lado, o fato dele amar dessa forma os santos, manifestava claramente a fé genuína que nutria “para com o Senhor Jesus”.
v.6 – Comunhão = participação mútua de todos os aspectos da vida, o que os cristãos fazem por pertencerem uns aos outros, como resultado da fé que tem em Cristo.
fé eficiente = poderosa – Paulo desejava que as atitudes de Filemom fossem um mensagem viva e poderosa para a igreja a respeito da importância do PERDÃO.
Conhecimento = este conhecimento se tornará pleno na medida da experiência própria vivida com Cristo.
v.7 – A maior das virtudes: O Amor, o amor voluntário, sacrificial, incondicional.
o   O nosso amor por Cristo e pela igreja, alegra e conforta os crentes;
o   O nosso amor por Cristo e pela igreja, reanimam o coração do cansado;
§  O termo reanimar aqui descreve um exército em descanso depois da marcha.
Gl. 5.22 - Fruto do Espírito: AMOR, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Perdão sem amor pode ser uma desculpa da boca para fora, ou seja, sem o compromisso de amar e relacionar-se com quem lhe ofendeu.
Perdão sem amor pode ser uma maneira de se “livrar” do problema
CONCLUSÃO: Portanto, a grande virtude de quem perdoa está no AMOR - 1Co 13.4-8
Quem ama a Cristo, perdoa, porque entendeu o amor e o perdão de Cristo para consigo mesmo.


Paulo, nesses primeiros versos, preparou a mente e o coração de Filemom para ouvir o pedido que ele tinha para lhe fazer.

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