FILEMOM – As atitudes de quem
perdoa - Fm. 8-18
O tema central que percorre toda a carta é o PERDÃO.
Apesar
da palavra perdão não aparecer uma única vez na epístola, temos um ensino
precioso sobre o assunto.
Bem
como as doutrinas bíblicas que envolvem esse tema fundamental nas Escrituras.
Portanto, a grande virtude de
quem perdoa está no AMOR - 1Co 13.4-8
Quem ama a Cristo, perdoa,
porque entendeu o amor e o perdão de Cristo para consigo mesmo.
Paulo, nesses primeiros versos,
preparou a mente e o coração de Filemom para que este atendesse o pedido que
ele tinha para lhe fazer.
Vamos seguir o estudo, agora,
nos versos seguintes:
v.8-10 – Liderança pelo amor:
Plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém.... prefiro
solicitar em nome do amor...
·
Paulo, por ser apóstolo, não
por vontade própria, mas por chamado de Deus, tinha total autoridade para
ordenar a Filemom que recebesse de volta a Onésimo, porém, preferiu, em nome do
amor, solicitar que Filemom atendesse o seu pedido.
o
O nome Paulo, significa pequeno / Saul=raiz
hebraica significa pedido, (o povo pediu um Rei)
o
Velho – não por causa da idade
cronológica, mas pelo currículo de vida:
§
Sofrimento pelas perseguições,
enfermidades, prisões, naufrágios e preocupação constante com as igrejas que
plantou. Por estar preso, entendemos que estava no fim dos seus aproximadamente
30 anos de ministério, próximo da morte. É muita experiência, aliás, é quem nos
dá várias estratégias de evangelização, plantação de igreja, enfim......
o
Prisioneiro – menciona uma vez mais sua
situação: prisioneiro de Roma e de Cristo
§
Estas questões o credenciam a
pedir e a não necessidade de ordenar.
·
Paulo exerce uma liderança, primeiramente, através do amor, da
amizade e fica longe do autoritarismo.
v.10-14 – O poder do evangelho
/ Onésimo, filho na fé
·
V.10 - Filho Onésimo, que gerei entre algemas
o
1Tm 1.12 – Deus concedeu a
Paulo esse privilégio, o de gerar filhos espirituais.
§
Mesmo na prisão, em
circunstâncias desfavoráveis, ele foi fiel ao seu chamado, primeiramente de
crente e junto com isso, o de ministro/pregador do evangelho.
·
V.11 – antes inútil, agora útil – a
doutrina da graça de Deus que alcança o mais vil pecador e o transforma, o
regenera (doutrina), o reconcilia com Deus e com os homens.
·
V.12 – te envio de volta, como se fosse eu mesmo – A doutrina da igreja, que em Cristo nos faz um.
·
V.13 – desejava conservá-lo comigo... O altruísmo é prova da nova vida, não viver mais para si;
·
V.14 – peço teu consentimento, que
aceites a Onésimo de volta, não como escravo, mas como irmão
v.15-16 – A providência de Deus
·
V.15 – afastado de ti temporariamente
–
o
doutrina da providência – Onésimo certamente conviveu
com Filemom por algum tempo e viu o seu procedimento como Cristão. Porque Deus
não converteu a Onésimo enquanto servia na casa de Filemom? Porque Deus é
soberano e tem os Seus propósitos...
§
Onésimo, um escravo, fugitivo, vai para Roma, onde é
preso e levado ao cárcere justamente onde Paulo, irmão e amigo de Filemom,
está.
o
da eleição, Certamente Onésimo era um
escolhido de Deus, mas Deus resolveu regenerá-lo através da pregação do Ap.
Paulo, na prisão.
o
Da reconciliação, Onésimo é reconciliado com
Deus, através de Cristo, pelo ministério de Paulo.
§
Paulo é reconciliado com Deus e
feito, assim como todos nós, ministros da reconciliação. 2Co 5.18-21
·
Não como escravo, como irmão, na carne e no Senhor
o
A relação que se requer dos
filhos de Deus é a de igualdade, pois juntos deverão adorar ao Senhor aqui
nessa terra e na eternidade
v.17-18 – As atitudes de quem perdoa
o
Companheirismo na caminhada cristã é
demonstrado na prática e não apenas na teoria.
o
A doutrina da redenção - Assume o dano causado por
outro, apesar de ser credor, não devedor – v.19 – (Rm.15.26,27)
CONCLUSÃO - Fomos perdoados pelo Senhor, por intermédio do
sacrifício/oferta de Jesus na cruz do calvário.....
·
Portanto, recebemos um novo
coração, uma nova vida e assim, novas atitudes nos são requeridas.
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